Cultura

Dupla Moco e Bongue vence Variante no Huambo

A dupla Moco e Bongue, em representação do município do Huambo, venceu, no domingo, a fase provincial do festival de música popular, vulgo Variante 2018, ao interpretar o tema “Ofeka yo Ngola Yapossoka”, tendo obtido 146 pontos e recebido, como prémio, 100 mil kwanzas.

Fotografia: DR

Na segunda posição, com 140 pontos, ficou o músico Celestino Jila Kalimi, do município do Londuimbali, que interpretou a canção “Olundongo”, e recebeu, como prémio, 70 mil kwanzas. Participaram da fase provincial do Variante 2018 no Huambo nove concorrentes dos municípios sede, Chinjenje, Caála, Bailundo, Ecunha, Londuimbali, Mungo e Cachiungo.
No final, a governadora da província do Huambo, Joana Lina, exigiu melhoria na actuação em palco dos músicos locais, para poderem disputar os lugares cimeiros na fase nacional do Variante, a decorrer em Novembro na província de Benguela.

António Basílio ganha no Bié
O artista António Basílio, representante do município da Nharea, é o representante da província do Bié na fase nacional do festival da mú-sica Popular Variante 2018, ao vencer a fase provincial com 233 pontos, num evento que contou com a participação de 12 candidatos dos oito municípios.
O segundo lugar foi ocupado pelo jovem António Praia, representante do município do Cuito, com 231 pontos, enquanto a dupla Adilson e Solar, também da sede capital da província, ficou na terceira posição com 229 pontos.
Em declarações à Angop, o vencedor do concurso destacou que a música retrata da vida em comunidade do município de Nharêa, localidade em que nasceu, prometendo aperfeiçoar a qualidade da voz e a performance em palco para a fase nacional a decorrer na província de Benguela.

Dom Tchipa confirmado
O artista e compositor Rafael Tchipa Jamba “Dom Tchipa” venceu o festival de música popular “Variante 2018”, no município da Ganda (Benguela), com o tema “Otchikuma tchikwete okulia”, tendo recebido do júri 182 pontos, num evento que contou com a participação de 11 músicos.
Dom Tchipa vai representar o município da Ganda na fase provincial do Variante em Benguela, a decorrer a 26 deste mês na cidade das Acácias Rubras, na qual vai sair o representante desta província à fase nacional que se realiza em Novembro, naquela cidade.

Tempo

Multimédia