Edson Chagas entre os finalistas


1 de Fevereiro, 2015

Fotografia: Divulgação |

Edson Chagas, a portuguesa Ângela Ferreira e o brasileiro Aryson Heráclito foram seleccionados para o Prémio Novo Banco Photo 2015, sucessor do BES Photo, anunciaram, em comunicado, a entidade bancária e o Museu Colecção Berardo.

Os trabalhos são apresentados em Lisboa, no Museu Colecção Berardo, numa exposição de obras inéditas, que é inaugurada em 17 de Junho.
O vencedor conhecido durante o mês de Setembro, em data a anunciar”, segundo a mesma fonte. “O critério de selecção dos artistas requer que estes tenham efectuado uma exposição de obras em suporte fotográfico e/ou a edição de uma publicação durante 2014”, refere um comunicado da organização.
O documento afirma que “a escolha dos artistas foi da responsabilidade de um júri de selecção representativo do triângulo Portugal-Brasil-Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”.
O prémio tem o valor pecuniário de 45.400 dólares e dá continuidade ao formato do BES Photo iniciado há uma década.  O júri considerou que o trabalho de Edson Chagas “usa o contexto urbano de cidades como Luanda, Londres ou Newport como cenário, para criar um ‘arquivo’ de objectos banais”.
“O seu interesse centra-se em captar a forma como os objectos abandonados, dispersos pela cidade, oferecem um olhar sobre os hábitos de consumo de um determinado local”, concluiu o júri. Edson Chagas, nascido em Luanda, formou-se em fotojornalismo no “London College of Comunication” e frequentou o curso de fotografia documental na Universidade de Newport no País de Gales.
Na Escola de Imagem e Comunicação de Portugal tirou o curso de fotografia nas áreas de publicidade e fotojornalismo.
Edson Chagas, que desenvolve desde 2008 trabalhos artísticos fora dos padrões de fotojornalismo, participou em exposições em Angola, Brasil, Portugal, Alemanha, Camarões, Etiópia e Grã-Bretanha.  A exposição individual que apresentou no ano passado, na galeria Belfast Exposed Photography em Belfast, Irlanda do Norte, valeu-lhe agora nomeação pelo júri do prémio Novo Banco Photo.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA