Edson Chagas expõe fotografias em Viena

Mário Cohen
15 de Julho, 2016

Fotografia: Edson Chagas

As novas criações artísticas do fotógrafo Edson Chagas, num conjunto de 15 obras fotográficas, podem ser apreciadas desde ontem até 30 de Outubro no Museu Kunst Haus Wien, na capital austríaca, Viena, na exposição “Found not Taken.”

A mostra, a primeira individual do fotógrafo angolano em Viena, reúne um conjunto de imagens captadas pela objectiva de Edson Chagas de objectos descartados e abandonados pelas ruas das cidades de Luanda, Newport e Londres. O artista recoloca esses objectos noutros cenários e cria uma composição minimal e abstracta.
Nesta exposição, promovida a convite do Museu Kunst Haus Wien, Edson Chagas volta a expor a sua série “Found not Taken”, que, em 2013, foi exibida na 55ª Bienal de Veneza, na instalação “Luanda, Encyclopedic City”, no Pavilhão angolano comissariado por Beyond Entropy, que venceu o “Leão de Ouro” de melhor pavilhão nacional.
Sobre essa primeira mostra individual em Viena, o artista disse ao Jornal de Angola sentir-se gratificado por ter a oportunidade de expor o seu trabalho na capital austríaca, que é uma cidade histórica.
“Além das fotos, também vai estar disponível o meu mais recente livro, sobre o trabalho exposto, e uma palete de imagens para as pessoas poderem ter um contacto mais físico com o meu trabalho.” O trabalho que fica patente durante quatro meses é resultado do interesse de Edson Chagas pelas vivências em diferentes ambientes urbanos, o comportamento consumista destas sociedades, que se caracteriza pelo desperdício que produz e pela constante perda de valor dos objectos.
Ao reposicionar esses objectos, o fotógrafo encena um tipo de “reciclagem artística”, conferindo-lhes um novo valor e uma via para que voltem a ser consumidos. Em Luanda, o artista acompanhou a mudança do comportamento de consumo no pós-guerra civil, numa fase de rápido crescimento económico e de grande transformação de hábitos que acabaram por alterar a vivência de parte da população luandense.
Edson Chagas nasceu em 1977, na província de Luanda, onde vive actualmente. Estudou fotografia na University of South Wales, Newport (2008), no London College of Communication, University of the Arts London (2007), na ETIC - Escola Técnica de Imagem e Comunicação, Lisboa (2002), e no Centro Comunitário de Arcena (1999).
No ano passado, fez parte de um grupo de três artistas seleccionados para a XI edição do prémio Novo Banco Photo, com uma exposição no Museu Colecção Berardo, em Lisboa.
A colecção de fotos “Found not Taken” de Edson Chagas integrou num colectivo de artistas que expôs no Brooklyn Museum e no MoMA, em Nova Iorque, na exposição colectiva “OceanofImages.”

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA