Embaixador Alberto Neto defende maior incremento


30 de Julho, 2016

Fotografia: Domingos Cadência

O incremento das relações culturais entre Angola e a Alemanha consta dos objectivos da diplomacia angolana, frisou na quinta-feira, em Berlim, o embaixador Alberto Neto.

Em entrevista ao programa Berlin Global, do Instituto de Diplomacia Cultural, Alberto Neto afirmou que é possível incrementar as relações culturais no domínio da música, das artes plásticas e do teatro.
“A Alemanha precisa de conhecer mais Angola no domínio cultural e Angola também precisa de conhecer mais a Alemanha”, afirmou o diplomata, tendo sublinhado que a cultura é um elemento determinante na diplomacia, dado que só se faz boa diplomacia quando os povos se conhecem culturalmente.
“Angola tem uma vasta cultura, própria das suas raízes africanas. A Alemanha tem uma grande experiência cultural consolidada na sua relação com outros países africanos”, referiu o diplomata angolano, ao recordar que, em 2006, por ocasião do “Mundial” de Futebol, Angola deixou boa impressão com a apresentação da sua gastronomia e outros motivos culturais, como a música e a dança. O diplomata considerou positivo o entendimento entre os países africanos e a Alemanha, sublinhando que pode estar relacionado com o facto de este país não ter tido uma prolongada influência colonial, o que faz com que a sua relação com outros povos, no domínio cultural, seja mais franca e aberta.
O embaixador Alberto Neto reiterou que Angola pretende passar de terceiro a primeiro parceiro comercial da Alemanha na África a Sul do Sahara, tendo em conta o seu desenvolvimento tecnológico, cultural e social, e um “know-how” que serve os interesses do país.
A república de Angola e a Alemanha assinaram em 2009 um Acordo Cultural, que está em vigor e ao abrigo do qual o Goethe Institut funciona em território angolano.
O canal Berlin Global, criado pelo Instituto de Diplomacia Cultural de Berlim, divulga  vídeos e textos de entrevistas, bem como reportagens do Mundo, com destaque para os países com embaixadas na Alemanha.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA