Empresários do Cuanza Sul devem apostar nos artistas

Víctor Pedro | Sumbe
25 de Setembro, 2014

Fotografia: Víctor Pedro | Sumbe

Tio Cardoso, músico do Cuanza Sul, aconselhou, no Sumbe, os empresários da província a apostarem mais na cultura local, apoiando os músicos que demonstram talento artístico.

Intérprete do estilo catambe, originário do Cuanza Sul, Tio Cardoso mostrou-se satisfeito pela aceitação pelo público das suas músicas durante a actuação no primeiro dia do Festiva Internacional de Música do Sumbe (FestiSumbe), que decorreu de 19 a 21 deste mês.
O músico disse que fruto de muito empenho e dedicação, aliado a boa vontade de algumas pessoas próximas, tem conseguido manter o estilo catambe, com o qual conquistou o mercado musical local, que cada vez mais se tornou competitivo e diversificado.
Autor de temas como  “Mana Walocle”, “Kyasabalo” e “Monami”, Tio Cardoso tem no mercado um single com seis faixas. Referiu que devido a alguns constrangimentos, o seu primeiro disco está atrasado, mas afirmou que  esforços estão a ser feitos para que nos próximos tempos os seus admiradores sejam brindados com o seu disco de estreia. O músico está a mobilizar  apoios  para a concretização do sonho, pelo que solicita dos empresários locais uma intervenção de forma directa ou indirecta no crescimento da classe artística da província.

Euclides da Lomba


O músico Euclides da Lomba, um dos participantes ao FestiSumbe 2014, prometeu na cidade do Sumbe para breve, aos seus admiradores, o lançamento do seu próximo disco.
O músico de Cabinda, que interpretou quatro temas do seu repertório no primeiro dia do festival do Sumbe, manifestou a sua preocupação pelo interregno que o evento vai conhecer.
“Estamos perante uma marca nacional e internacional, o ponto mais alto onde qualquer cantor almeja atingir”, disse Euclides da Lomba, tendo acrescentado que o festival é uma iniciativa que permite também com que os músicos antigos possam transmitir a sua experiência aos mais novos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA