Cultura

Enaltecida dimensão do Presidente Neto

Daniel Benjamim | Luena

O vice-governador do Mo­xico para o sector Político, Económico e Social, Carlos Alberto Masseca, destacou, segunda-feira, no Luena, a dimensão histórico-cultural do Presidente António Agostinho Neto, e enalteceu os esforços que o Governo tem dado para o engrandecimento da cultura nacional.

Fotografia: Jaimagens | Edições Novembro

Na sua óptica, o discurso de Agostinho Neto, proferido a 8 de Janeiro de 1979, ultrapassa todos os tempos e todas as etapas do desenvolvimento do país e antevia o que seria a política cultural da nova na­ção, reafirma e redefine os traços da angolanidade. 
Entender Angola como um país multicultural e racial é trazer para a actualidade o pensamento de Neto, sublinhou Carlos Alberto Masseca  que  referenciou a província do Moxico  como detentora de um mosaico cultural bastante rico, fruto dos diferentes povos que habitam a região.
“Acreditamos que neste quinquénio seremos capazes de relançar a indústria cultural na nossa província”, e para tal convidou os fazedores de cultura, antropólogos e investigadores, a catalogar o conhecimento acumulado para a difusão dos hábitos e costumes dos povos do Leste. 
Carlos Alberto Masseca deseja trabalhar e contar com as  instituições do ensino superior  para que no futuro surjam diversas fontes de investigação cultural e que sirvam os interesses da sociedade.  
O vice-governador afirmou que este ano as administrações municipais vão ser financiadas de modo a que possam desenvolver actividades culturais. “Acreditamos que este é o impulso que faltava para levar a nossa cultura além fronteiras”.

Tempo

Multimédia