Encenadores são elogiados por defender o património


12 de Setembro, 2014

Fotografia: José Soares

O director artístico do Palco de Teatro do FENACULT disse à Angop que as propostas apresentadas no Festival de Teatro, realizado em Benguela, são importantes por privilegiarem a defesa do património e identidade nacional.

Os actores e encenadores, disse, souberam justificar a essência do FENACULT, durante o qual foram apresentados 21 espectáculos de teatro.
António Oliveira declarou que cada proposta apresentada permitiu conhecer um pouco mais da realidade social das províncias, assim como “o esforço dos colectivos para preservarem as suas culturas e incutir nos jovens princípios éticos e sociais mais fortes.
 O festival, referiu, teve também recordes de assistência e não somente nas apresentações de grupos consagrados, o que demonstra o interesse das pessoas pelo teatro e que temos capacidade de levar esta arte mais além.
Prova disso, salientou, foram as enchentes nas salas do Monumental, Imperium e União.
A festa do teatro, disse, permitiu igualmente aos participantes e ao público verem um pouco mais do que se tem feito noutras províncias devido ao contacto directo com o trabalho de artistas de várias regiões de Angola.
“Conseguimos ver um pouco da realidade social do norte, sul e leste de Angola nos espectáculos apresentados no festival pelos grupos do Cuando Cubango, Moxico, Zaire, Lunda Norte e Lunda Sul”, declarou o responsável.
António Oliveira referiu igualmente a importância das oficinas de teatro, que permitiram a formação de actores.
Os licenciados em teatro, realçou, prepararam tecnicamente actores, encenadores e dramaturgos face à nova realidade social do país e à forma como devem apresentar os trabalhos.
António Oliveira disse ser importante continuar a apostar na formação dos jovens actores, particularmente os das províncias do interior e sugeriu que os Governos Provinciais incluam nos programas de festas actividades exclusivamente de teatro.
O Palco de Teatro, no qual participaram representantes de todas as províncias, foi realizado pela Comissão Executiva Nacional do Festival Nacional de Cultura e destinou-se a promover a qualidade das obras dos grupos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA