ENSA Artes divulga hoje vencedores


24 de Julho, 2014

A 12ª edição de Outorga do prémio “ENSA Artes 2014” realiza-se hoje às 17h00, no Instituto Camões, na Embaixada Portuguesa, em Luanda.

Uma nota de imprensa da organização realça que este prémio, voltado para as Artes Plásticas, é de âmbito nacional e bienal, tendo como destinatários, jovens e conceituados criadores de obras de escultura e pintura que protagonizam as tendências estéticas destas duas expressões.
De acordo do presidente do conselho de administração da Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA), Manuel Gonçalves, citada na nota, a instituição tem um dos maiores acervos disponíveis da história da arte angolana.
“O prémio é, reconhecidamente, o reflexo artístico da identidade angolana nas categorias de Pintura e Escultura. Com uma qualidade inquestionável a nível nacional, o prémio ultrapassou fronteiras e chegou a uma das maiores montras de artes plásticas do mundo, a Bienal de Veneza”.
A convite do Ministério da Cultura , “26 obras da Colecção ENSA estiveram patentes na Bienal de Veneza, entre Maio e Novembro de 2013, contribuindo desta forma para que o Pavilhão de Angola fosse distinguido, entre 88 países, com o mais importante prémio: o Leão de Ouro”, salienta.
O Prémio “ENSA Arte” enquadra-se nas festividades do aniversário da referida instituição e foi instituído em 1996, altura em que começou o concurso ENSA de Pintura.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA