ENSA expõe colecção de arte

Mário Cohen |
7 de Novembro, 2015

Fotografia: Francisco Bernardo |

Um conjunto de 23 obras de pintura e oito de escultura está patente até 15 de Janeiro no Centro Cultural Brasil Angola, em Luanda, na exposição “Obras do acervo artístico da Colecção ENSA” inaugurada quinta-feira pelo secretário do Estado da Cultura, Cornélio Caley.

Na ocasião, o secretário do Estado da Cultura reconheceu que o Prémio Ensa-Arte tem contribuído muito no desenvolvimento das artes plásticas no país, bem como na descoberta de novos valores, no domínio da pintura e escultura.
Cornélio Caley disse que o Ministério da Cultura tem acompanhado a iniciativa, de periodicidade bienal, realizada em prol da promoção das artes plásticas e dos criadores nacionais, cujas obras fazem parte do acervo da ENSA.
O Presidente do Conselho de Administração da ENSA, Manuel Gonçalves, disse, por sua vez, que a história do prémio está a ser escrita, tendo acrescentado que muitos obras já estiveram expostas na Itália (em Veneza e Roma) e Brasil.
Manuel Gonçalves disse que a exposição, integrada nas comemorações dos 40 anos da Independência de Angola e dos 37 anos da Fundação ENSA (Empresa Nacional de Seguros de Angola), é um feito histórico para a seguradora angolana.
A exposição apresenta quadros de Vitex, António Ole, Van, Jorge Gumbe, André Manuel Malenga, Ângela de Carvalho, Cristiano Mangovo Brás, Fineza Teta, Telmo Vaz Pereira, Miguel Gonçalves e Manuel José Ventura.
As obras de escultura patentes são de Etona,  Mayembe, Sozinho Lopes e Massongi Afonso, a que se junta uma instalação de Solo Fértil.
Pelo contributo prestado ao desenvolvimento das artes plásticas, foram homenageados pela ENSA, a título póstumo, os artistas Vitex, José Zan Andrade, Henrique Abranches, Tirso do Amaral e Aleixo Augusto.
Também receberam uma distinção a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, António Ole, Jorge Gumbe, Boaventura Cardoso, António Burity da Silva, Jacques Arlindo dos Santos, Manuel Maria Esperança, Ana Edith Viegas de Abreu e Telmo Vaz Pereira.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA