Entrega dos grupos é sinal de um grande Carnaval


12 de Fevereiro, 2015

Fotografia: Paulo Mulaza

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, mostrou-se satisfeita pela entrega demonstrada pelos grupos carnavalesco aos trabalhos de oficina, preparação dos adornos e indumentárias que estão a ser feitos nas sedes das colectividades.

Em declarações à imprensa, no final da visita que realizou aos grupos União Sagrada Esperança, União Giza e União Twafundumuka, pertencentes ao Distrito Urbano do Rangel, a ministra disse que a entrega dos grupos satisfaz a Comissão Organizadora da Festa do Entrudo 2015.
De acordo com Rosa Cruz e Silva, este ano há uma maior participação dos integrantes dos grupos na confecção dos trajes e alegorias. “O que vimos aqui no Rangel deixa-nos a crer que o Carnaval’2015 vai ser muito disputado.”
Segundo a ministra, é necessário que haja mais apoios dos empresários para as oficinas dos grupos, para seremproduzidas roupas nos seus espaços que sejam fonte de rendimento.
Nesta edição do Carnaval, o Distrito Urbano do Rangel contar com a participação dos grupos União Twafundumuka, que concorrer na Classe A, União Sagrada Esperança (Classe A), União Giza (Classe B), União Geração Sagrada (Classe B) e com os infantis Cassules do Pwasundumuka, Cassules do Sagrada Esperança e Cassules do Geração Sagrada. A edição passada foi conquistada pelo União Sagrada Esperança, na Classe A, que arrebatou também o troféu na categoria infantil.

Município de Viana

Os grupos carnavalescos do município de Viana, em Luanda, estão em crescimento.
Aumentam os foliões e os enredos são enriquecidos. Segundo a administradora adjunta de Viana, Helena de Almeida,a preparação dos grupos está a ser feita com grande vivacidade e animação.
A administradora mostrou-se satisfeita com a entrega dos integrantes dos grupos nos ensaios, com realce para os jovens, factor que mostra um trabalho de continuidade na preservação desta manifestação cultural de massas. “Enaltecemos o espírito de sacrifício dos nossos munícipes para participarem no Entrudo, muitas vezes em condições difíceis, mas sempre com bastante alegria e entusiasmo”, disse.
Helena de Almeida pediu aos grupos de Viana para continuarem a trabalhar com a mesma dedicação e euforia, primando pela investigação e divulgação dos hábitos e costumes do país, para concorrerem aos lugares cimeiros do Carnaval.
Este ano Viana está representada pelos grupos Juventude Unida do Kapalanca e o Twabixila (Classe B) e União Njinga Mbandi (Classe A), este último que aposta na reconquista do título perdido na edição passada, a favor do União Sagrada Esperança, do Distrito Urbano do Rangel.

Interdição de Animais


A exibição de animais, motociclos e veículos a tracção animal no decorrer do Entrudo na Marginal da Praia do Bispo, sábado, domingo e terça-feira, estão interditos pela Comissão Provincial do Carnaval de Luanda. Um comunicado da Comissão Provincial do Carnaval de Luanda realça que nas anteriores edições seregistarampassagens na pista principal com animais, motorizadas, viaturas e outros meios que não constam do histórico de participação apresentado no acto de inscrição e nada têm a haver com o Carnaval. O Carnaval, explica o comunicado assinada pela vice-governadora provincial de Luanda Juvelina Imperial, é para desfile de carros alegóricos, estes sim.
A comissão informa igualmente que estão à venda os bilhetes para assistirao Carnaval nas arquibancadas e tribunas para os três dias do desfile competitivo, na Marginal da Praia do Bispo.
Para o desfile infantil, com início sábado às 16h00, os bilhetes das arquibancadas custam 250 kwanzas e para tribuna o acesso custa mil kwanzas. Os acessos para a Classe B (adulto) custam 300 e 2.000 kwanzas, respectivamente.
Para o desfile central (Classe A), na terça-feira, os bilhetes estão a ser vendidos ao preço de mil kwanzas, para as arquibancadas, e sete mil kwanzas, para as tribunas.
Os interessados podem adquirir os bilhetes na Praça da Independência, na Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL), na Liga Africana e na Tribuna de Imprensa na Marginal da Praia do Bispo.

Cazenga garante apoio

O administrador municipal do Cazenga, Victor Nataniel “Tany” Narciso, garantiu todo o apoio logístico e financeiro para os grupos do município que participam no Carnaval. O administrador municipal disse à Angop que este incentivo ajuda os grupos a realizarem uma melhor preparação e competirem para os lugares cimeiros.
“Tany” Narciso sublinhou que a Administração Municipal começou a trabalharam desde muito cedo com os grupos e os apoios foram cedidos com a devida antecedência, de modo a garantir que a preparação de fizesse da melhor forma. Os grupos do Cazenga, adiantou, dedicaram uma maior atenção às falanges de apoio, à bandeira e à alegoria.
O Cazenga conta com dois grupos, o infantil “Os Admiradores da Kazucuta do Hoji ya Henda” e o “União Tonesa”, em adultos. Por ser o homenageado deste ano, o “União Tonesa” está indicado para abrir o desfile central do Carnaval de Luanda.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA