Erika Jâmece na Expo Milão


3 de Setembro, 2015

Fotografia: Ampe Rogério

Uma exposição individual da pintora Erika Jâmece está patente desde ontem e até 16 deste mês na galeria da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) do Pavilhão de Angola na Expo Milão 2015.

A exposição, que comporta cinco quadros de pintura, centra-se em três temas: a nutrição, que é tratada como uma questão de saúde e, simultaneamente,como uma questão de cultura, a cooperação entre Angola e Itália, enquanto projecção social e não apenas política,e o amor como fonte da vida, mas também como um “bem para nutrição social”.
Patrício Batsîkama, curador da exposição, disse ontem ao Jornal de Angola que as obras da Erika Jâmece ­exprimem forte amizade entre sociedade angolana (simbolizada pelos prédios em construção) e a sociedade italiana (resumida em Coliseu).
Nesta exposição, disse o curador, a pintora proclama as “conexões” entre Angola e Itália num fundo em rosa, caracterizando uma amizade sincera, pois a Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer Angola, três meses depois da independência.“Na altura, a Itália já sabia do valor humano dos nossos ancestrais nos séculos XVI e até século XVIII. Importa agora, segundo a expressão cromática e morfológica desta pintora, mencionar relações de progressos nos domínios da cultura eda construção”.
A pintora promove também uma profunda reflexão entre a ancestralidade angolana e o futuro feliz dos angolanos, a partir das heranças socioculturais, projectadas pela máscara de MwanaPwo e outras recriadas a partir da morfologia da primeira.
A exposição da Erika Jamêce naquele espaço  sucede à de Mayimona Vua que foi visitada por 11.907 cidadãos de várias nacionalidades.
Erika Jâmece nasceu a 11 de Julho de 1977 em Luanda. Em 1999 frequentou o curso de artes plásticas no Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural. É membro da União Nacional dos Artistas Plásticos.Em 1996, participou num concurso internacional de pintura patrocinado pela Embaixada da Polónia em Luanda, obtendo o 1.º prémio.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA