Escritor Kennexiz Xavier publica romance no Cuito


2 de Junho, 2015

Kennexiz Xavier lançou, ontem, no Cuito, o romance “Efeitos da vida, olho por olho”, que narra três histórias baseadas em fábulas, lendas e ficção científica.

Com 225 páginas, o romance aborda ainda comportamentos e desejos humanos que na óptica do autor constituem a causa de “muitos males sociais”, tais como gula, avareza, soberba, luxúria, preguiça, ira, fome, pobreza, inveja, ganância e o egoísmo.
Defendeu a necessidade de os escritores se dedicarem à investigação dos hábitos e costumes dos habitantes da Província do Bié, para que sejam divulgadas e preservados valores da cultura local. É intenção do escritor apresentar o livro noutras cidades, como Luanda, Benguela, Huíla e Namibe.
Kennexiz Xavier é pseudónimo literário de  Fenetchipivela Xavier, natural da província do Huambo. É formado em Psicologia, no Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) do Huambo.

Histórias do Dondo

O escritor Carlos Manuel Silvestre procedeu, ontem, no Dondo, província do Cuanza Norte, o lançamento da sua mais recente obra literária, “O Renascer de uma Velha  Cidade”.
Com seis capítulos, o livro retrata factos históricos da cidade do Dondo, ocorridos entre 2000 e 2015, e apresenta personalidades que contribuíram para o desenvolvimento sócio, politico, económico e cultural do Dondo.
Com ilustrações fotográficas de infra-estruturas antigas e renovadas, o livro é uma fonte de informação histórica sobre a cidade, situada no município de Cambambe, na província do Cuanza Norte.
Em 2013, a zona velha da cidade do Dondo foi classificada como património cultural, pelo Ministério da Cultura. Edifícios da época colonial, e casas construídas na antiga vila, banhada pelo rio Cuanza, constituem alguns dos elementos  que tornam a cidade uma das importantes da província do Cuanza Norte,  que contribui, também, para as trocas comerciais entre o interior e as regiões do litorial.
Editada pela “Sopor”, é a terceira obra literária de Carlos Manuel Silvestre, depois de “Dondo de 1500 a 2000” e “Um Abismo no Inferno”, lançadas em 2002 e 2013.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA