Escritor defende mais incentivo

Manuel Albano |
6 de Abril, 2017

Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

O escritor Áurio Quicunga afirmou ontem, em Luanda, ser importante uma maior aposta dos empresários e promotores culturais na criação de iniciativas para darem outro impulso e visibilidade à literatura infantil no país.

Em declarações, ao Jornal de Angola, o escritor explicou que constituiu a empresa Kikunga Entretenimento, no sentido a ajudar a promover e agenciar a carreira de muitos artistas talentosos que não encontram apoios para tornar conhecidos os seus trabalhos, no domínio das artes.
Autor do conto infantil “Lodinho-menino de lodo, boneco de ouro”, vencedor do prémio Jardim do Livro Infantil 2011, Áurio Quicunga disse ser importante uma maior aposta  do empresariado nacional em actividades que promovam o livro com regularidade e não apenas em vésperas das principais efemérides.
O mercado, explicou, tem ainda poucas instituições dispostas a apostar na literatura angolana, em geral, e em particular, ligadas à literatura feita para as crianças. “A regularidade dos eventos que promovem e incentivam a criatividade dos alunos deve ser constante, envolvendo também as escolas e instituições ligadas ao desenvolvimento da literatura infantil.”
O escritor realçou que o objectivo da empresa já começa a dar resultados pelas várias solicitações que tem recebido para a realização de eventos dirigidos essencialmente a crianças.
Um dos desafios da empresa, realçou, tem sido a promoção de debates sobre literatura infantil em particular e as artes no geral, trabalhando no sentido de promover encontros com a participação de escritores e profissionais das áreas de ilustração, edição e formação de leitores para maior divulgação dos livros dirigidos a crianças.
O autor Áurio Quicunga destacou o contributo do prémio Jardim do Livro Infantil, em prol da valorização e descoberta da nova vaga de criadores angolanos, que têm ajudado a preservar e a divulgar a literatura infantil.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA