Escritor fala de culturas


6 de Dezembro, 2014

Fotografia: Paulino Damião

O escritor Lopito Feijó ministrou na Universidade de Coimbra, em Portugal, uma aula aberta, destinada a professores, estudantes e o público, sobre o actual estado das culturas africanas e da Literatura Angolana.

Convidado pela direcção da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Lopito Feijó abordou ainda questões relacionadas com os últimos desenvolvimentos da Cultura Angolana em geral e o seu enquadramento no âmbito da cultura africana.
 A Literatura Angolana, a dinâmica editorial e o surgimento e afirmação de novos valores em 2014 foram também abordados durante a aula, que contou com a participação de Pires Laranjeira , docente de Literaturas Africanas da Universidade de Coimbra. A poesia de Lopito Feijó foi, este ano, alvo de estudo comparado na Universidade Coimbra ao lado de outros grande nomes da literatura de África, como Tchicaya Utansi, Jean Balise Bilombo, Gabriel Okoundji e Eric Bekale.
Lopito Feijó nasceu a 29 de Setembro de 1963, no Lombo, Malanje. Licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto, em Luanda, já em 1985, publicou o seu primeiro livro de poemas “Entre o Écran e o Esperma”, que, fruto de grande aceitação por parte dos meios literários, recebeu uma “Menção Honrosa” no concurso “Camarada Presidente”, promovido pelo INALD (Instituto Nacional do Livro e do Disco), do MInistério da Cultura.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA