Escritor João Melo lança obra “Amor”

Roque Silva |
12 de Março, 2016

Fotografia: Paulino Damião |

O mercado literário angolano está a conquistar um maior espaço, disse quinta-feira, no Instituto Camões, em Luanda, o escritor João Melo, no lançamento do seu novo livro, “Amor”.

O escritor adiantou que este crescimento positivo no mercado literário acontece devido ao aumento do número de pessoas interessadas em exercitar a escrita literária, independentemente da qualidade dos textos colocados no mercado.
Para o escritor, a existência de um maior número de leitores é importante por ajudar a acompanhar a dinâmica da escrita e dos livros publicados no mercado angolano, pelos autores nacionais e estrangeiros. “Este sistema tem permitido divulgar os melhores autores de cada momento da História.”
Apesar da exiguidade de tiragens e distribuição de livros serem ainda um problema em Angola, as livrarias, editoras e feiras, defendeu, têm apresentado boas propostas para leitura. Na apresentação do livro “Amor”, o 12.º trabalho de João Melo, Irene Guerra Marques destacou os novos elementos da poesia angolana introduzidos pelo escritor, para tornar os textos memoráveis.
João Melo, destacou Irene Guerra Marques, transporta o leitor para momentos únicos, nos quais o amor e a paixão ganham maior dimensão através do realismo e criatividade. O livro, o terceiro de cinco antologias que João Melo pretende colocar nas bancas ainda este ano, depois de “Auto-retrato” e “Cântico da Terra e dos Homens”, está dividido em seis capítulos e tem 61 poemas. “Amor”, editado pela Caminho e apresentado no ano passado em Lisboa, antecede as obras de poesia “Polis, Poesis” e “Exercícios e Linguagens”, cujo autor  tem a previsão de apresentar no mês de Junho, em São Paulo, Brasil. João Melo disse que procura retratar o amor nos seus livros por ser um tema universal, sobre o qual os poetas sempre cantaram e se revêem.
A antologia, disse o autor, permite ao leitor ter maior noção dos poemas e da sua organização sequencial e temática.
 José Kalafa foi o músico convidado para cantar na cerimónia de apresentação do livro.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA