Escritor publica romance inspirado em factos reais


22 de Setembro, 2016

Fotografia: Kindala Manuel

A União dos Escritores Angolanos realiza, no próximo dia 28, às 17 horas, na sua sede em Luanda, o lançamento da obra “Nelson Aragão”, da autoria de Hendrik Vaal Neto, inserido nas actividades culturais desta instituição para homenagear Agostinho Neto.


Baseado em factos reais, o novo livro de Hendrik Vaal Neto, aborda a repressão colonial e a luta pela Independência Nacional.
De acordo com Luís Fernando, autor do prefácio do livro, “quer em Angola, quer em Portugal, escritores de, pelo menos, três gerações retornam, volta e meia, àquela que parece erigir-se como uma das fontes mais inspiradoras dessa tentação irreprimível dos humanos de recuperar passados com dor, alguma obscuridade e uma teia mal mensurada de estórias incompletas.”
“Hendrik Vaal Neto foi, também ele, beber à nascente para dar-nos nota ficcionada de uma comovedora andança geracional, típica daquele ciclo de rebeldia fecunda, vésperas tensas do decisivo ano de 1961 com as suas sacudidelas sequenciadas em Janeiro, Fevereiro e Março”, escreveu o escritor Luís Fernando, no prefácio do referido livro que vai apresentar na UEA.
Hendrik Vaal Neto nasceu na cidade da Gabela, na província do Cuanza Sul, a 22 de Novembro de 1944. Filho de funcionário público, colocado em várias localidades no interior do território ao longo da sua carreira desde os anos 30, Hendrik Vaal Neto teve a possibilidade de percorrer Angola em toda a sua imensidão, convivendo com a realidade colonial e solidarizando-se com as mais sofridas. Mas o aprofundamento dessa coabitação com as populações deu-se, sobretudo, durante a luta de libertação nacional, na qual participou a vários níveis, tanto no interior como no exterior do país.
O livro “Gamal” é fruto dessa experiência. Outras obras do autor são “Vagueando” (colectânea de poemas e provérbios angolanos em línguas nacionais), “Roque” (romance de um mercado de Luanda), “Estigmas Sagrados” (textos sobre a luta de libertação), “Flor de Cactos” (poemário) e “Makala” (romance).

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA