Escritora Vera Duarte fala em conferência


24 de Abril, 2015

Vera Duarte, escritora e presidente da Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL), foi uma das oradoras da Conferência sobre a Língua Portuguesa “As mulheres e a escrita no contexto lusófono” que aconteceu nesta na Universidade de Massachusetts, Boston, Estados Unidos.

Trata-se de uma iniciativa para repensar os modos, meios de aproximação e pontos de contacto entre escritores dos diversos países de língua portuguesa.
Esta conferência, que abriu o Boston Portuguese Festival, no qual participam também Inês Pedrosa, de Portugal, e Carol Bensimon, do Brasil, pretendeu cruzar os percursos das três escritoras contemporâneas da lusofonia.  O objectivo é reflectir sobre o que as mulheres destes três espaços produzem, o que pensam e como dão voz às suas palavras.
“Falei da nova voz das mulheres na literatura cabo-verdiana, sobre o que elas trazem como inovação e temática formal, do papel que elas têm na divulgação, valorização e enriquecimento do panorama literário nacional”, explica a poetisa, que na sua abordagem teve como moderadora Leonor Simas Almeida, professora na Brown University. Vera Duarte participa em outras actividades organizadas pelo Consulado de Cabo Verde em Boston das quais se destacam encontros com a comunidade cabo-verdiana local. A escritora vai visitar escolas brasileiras onde pretende falar sobre a relação literária entre Cabo Verde e o Brasil.
Vera Duarte nasceu no Mindelo, Cabo Verde. Actualmente é presidente da Associação Cabo-verdiana de Mulheres Juristas (AMJ), membro do Comité Executivo da Comissão Internacional de Juristas, além de ser membro de várias associações oriundas da sociedade civil cabo-verdiana.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA