Escritoras pedem maior divulgação de obras


21 de Março, 2015

Fotografia: kindala Manuel

O gosto pela leitura implica a divulgação nas instituições escolares de obras para crianças de forma a haver maior aproximação entre elas e o livro, disse Cremilda de Lima, na Maka à Quarta-Feira da União dos Escritores Angolanos (UEA).

A escritora lembrou a importância das crianças terem contacto com o livro nos primeiros anos de aprendizagem por facilitar o desenvolvimento do intelecto.
A oradora lamentou a pouca divulgação de obras para crianças à excepção das datas festivas, como o 1 de Junho e referiu que a situação tem de ser alterada urgentemente.
Os livros, afirmou, desempenham um papel fundamental no crescimento intelectual e criativo das crianças e por isso tem de haver maior aposta na edição e divulgação de obras literárias.
Cremilda de Lima tem 25 livros publicados, entre os quais “O Balão Vermelho”, “A Kianda e o Barquinho de Fuxi” e “A Escola e a Dona Lata”.

Feiras de livro

Maria Celestina Fernandes, que também participou no encontro promovido pela UEA, sublinhou o interesse de se realizarem regularmente feiras do livro por permitir maior interligação entre os autores e os leitores. “A realização, três ou quatro vezes por ano, de feiras do livro ajudava a aumentar o interesse dos jovens pela leitura”, disse a escritora, que reforçou a importância de existir maior esforço de todos na promoção de feiras e de concursos literários, referiu a importância da incluir a disciplina de literatura nas classes de iniciação.
A escritora também falou do interesse de haver na comunicação social novos e melhores programas ligados a literatura para crianças. Entre os livros publicados de Maria Celestina Fernandes destacam-se “A Árvore dos Gingongos”, “A Borboleta Cor de Ouro”, “Kalimba”, “A Rainha Tartaruga”, “A Filha do Soba”, “A Estrela que Sorri”, “As Três Aventureiras no Parque”, “União Arco Íris”, “Colectânea de Contos”, “Jardim do Livro” e “As Amigas em Kalandula”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA