Cultura

Espaço Aplauso no Sequele recebe espectáculo de teatro

Roque Silva

O colectivo Henrique Artes apresenta hoje e amanhã, às 20h00, no Espaço Aplausos, localizado no distrito urbano do Sequele, em Cacuaco, o espectáculo de teatro “Hotel Komarka”.

Apresentação do espectáculo, distinguido em vários prémios internacionais e nacionais,  enquadra-se nas celebrações do 10º aniversário, desde a sua estreia, a 27 de Abril de 2007.
“Hotel Komarka” é a proposta dramática para este fim-de-semana para os moradores daquela circunscrição, depois de ter sido exibida igualmente na Casa das Artes, em Talatona, numa digressão pela década de sucesso devido aos prémios: Revelação do Festival Internacional de Teatro de Língua Portuguesa (FESTLP), em 2011, no Rio de Janeiro e Melhor Espectáculo no Festival Internacional do Cazenga.
Os troféus conquistados forçaram ao convite no Festival de Mindelo, em São Vicente (Cabo Verde), no Festival de Amostra Latino-americana de Piauí, em São Paulo (Brasil), e na Mostra Internacional de Teatro (Mite), em Lisboa, depois da estreia internacional no I Festival de Artes do Elinga Teatro, em 2008.
A peça, uma comédia aliada à tragédia, com direcção e encenação de Flávio Ferrão e iluminação de António Calitoso, retrata a história de oito reclusos, sendo sete homens e uma mulher, que lutam para se evadirem da cadeia, embora estejam cientes das dificuldades que a missão lhes impõe, temendo represálias dos seguranças.
Chefia, Boy Toy, Chumbo, Tele Tubbie, Tadeu, Cafetão, Turbo e Jurema tentam desrespeitar as regras e montam um esquema para tentar escapar da cadeia, depois de cumpridos mais de 20 anos.
Momentos de emoção, tristeza, sonho, alegria e sobretudo o desejo de liberdade por vias incorrectas é o que narra o espectáculo de 1h40, no qual os papéis são representados pelos actores Adilson Vunge, Benjamim Ferrão, Leandro Alfredo, Samuel Viegas, Raul Lourenço, José Marias Fernande, Ailton Silvério e Naed Branco.

Tempo

Multimédia