Espanha envia formadores


19 de Maio, 2016

Fotografia: João Gomes

A cooperação no domínio cultural entre Angola e Espanha foi analisada na terça-feira em Luanda durante uma audiência concedida pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, à embaixadora espanhola, Julia Alicia Olmo Y Romero.

Durante a audiência, as duas entidades passaram em revista aspectos ligados à formação de quadros angolanos nos vários domínios das artes potenciando o Complexo da Escola de Artes (CEART) com valências, bem como a reflexão sobre o intercâmbio cultural.
A embaixadora Julia Alicia Olmo Y Romero manifestou a intenção de a Espanha reforçar os laços de cooperação e intercâmbio entre os dois países de forma a intensificar as acções nos vários domínios, principalmente na formação de quadros angolanos ligados às áreas dos museus, arquivos e bibliotecas e alargamento da divulgação de cultura angolana nos países da América Latina.
A diplomata manifestou disponibilidade da continuidade do apoio à Orquestra Sinfónica Kapossoca para apresentações em palcos de Espanha.
Por seu turno, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, manifestou a disposição de se estreitar as relações com a Espanha e a colaboração nos domínios da formação e intercâmbio cultural, assim como solicitou o apoio à Orquestra Sinfónica Maria Carolina, da Vila de Calulo, para permitir que as crianças daquela região da província do Cuanza Sul possam também conhecer novas realidades e ter conhecimentos musicais específicos.
Foi analisada também a possibilidade de Angola poder apresentar candidaturas para os prémios Princesa das Astúrias, constituído para o enaltecimento e promoção de valores científicos, culturais e humanísticos considerados como património universal em oito categorias diferentes como Artes, Letras, Ciências Sociais, Comunicação e Humanidades, Investigação Cientifica e Técnica.
O encontro foi assistido pelo ministro conselheiro da Embaixada de Espanha, Jaime de Villota Ruiz, a directora do Gabinete de Intercâmbio do Ministério da Cultura, Susana de Sousa, e a directora do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, Marlene Gomes.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA