Espanha já tem candidatura


3 de Outubro, 2014

Fotografia: AFP |

O filme de David Trueba “Vivir es fácil con los ojos cerrados”, baseado na história de um professor de inglês durante o franquismo e a sua paixão pelos Beatles, vai representar a Espanha na pré-selecção para o Óscar.

"O grande vencedor da última edição do Prémio Goya já tem passaporte com destino a Los Angeles. Na próxima edição do Óscar, a bandeira espanhola vai ter o nome deste filme de David Trueba”, anunciou a Academia de Cinema.
“É uma honra ser o representante de Espanha e penso que é uma enorme responsabilidade”, declarou o realizador.
Em plena crise existencial, enquanto pensava deixar os Beatles, John Lennon foi ao sul de Espanha em 1966 para participar no filme “Como Eu Ganhei a Guerra”, do norte-americano Richard Lester e que foi rodado em Almería.
A partir deste episódio e da história real de um professor de inglês durante a ditadura franquista, Trueba apresenta um filme sobre a coragem de tentar mudar o mundo.
O actor Javier Cámara interpreta o professor Antonio San Román, que parte numa viagem impossível até Almería para tentar conversar com Lennon. Chamado o “quinto Beatle” pelos alunos, Antonio dá boleia a dois jovens: Belén, grávida e que fugiu de uma instituição, e Juanjo, um adolescente em fuga de casa.
Juntos, os três viajam por uma Espanha autoritária, intransigente e sexualmente reprimida.
A Espanha já venceu o Óscar quatro vezes na categoria de melhor filme estrangeiro.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA