Cultura

Espectáculo “Pai é Pai” exibido hoje em Talatona

Manuel Albano

O grupo de Teatro Tunekabisa exibe hoje, às 15h00, na Escola Pedalé, em Talatona, o espectáculo “Pai é Pai” e amanhã e domingo, à mesma hora e local, as peças “Talatona” e “O Professor”, respectivamente, para saudar o 8º aniversário do colectivo de arte, que se assinalou ontem.

Temporada junta em palco actores do “Tunekabisa”
Fotografia: Edições Novembro

O espectáculo “Pai é Pai” é um drama que se baseia numa história verídica que transposta para o palco, alguns aspectos socioculturais do povo quimbundo da província de Malanje.
A trama gira em torno da vida de um jovem caçador que vive em casa dos sogros e contribui para o sustento da família com a carne que traz da mata. Certo dia, o caçador decide pôr à prova o sentimento dos pais da mulher por ele e avaliar a forma como é abordado em situações problemáticas. No fundo, averiguar se é tratado da mesma forma perante dificuldades e quando leva fartura para casa.
O director artístico do grupo, Adão António de Oliveira “Rolf”, disse ao Jornal de Angola, que a peça incorpora as manifestações típicas do meio rural, onde o caçador Cassessa procura mostrar toda a sua humildade e paixão pela sua amada, Caquarta, primogénita do casal Mbaxi. “Tudo corre bem até o dia em que o jovem começa a atravessar algumas dificuldades financeiras e sente o desapreço dos sogros.” 
A peça, de 55 minutos, foi encenada por Luís Diogo e envolve 12 personagens.

Tempo

Multimédia