Espectáculo regressa à Trienal


30 de Junho, 2016

Fotografia: Olívio dos Santos |

A Companhia de Teatro Tic-Tac volta a exibir hoje, às 20 horas, no palco da III Trienal de Luanda, no Palácio de Ferro, o espectáculo “Lueji-A força do Lukano”.

O espectáculo de teatro relata as aventuras e o drama da Rainha Lueji, numa obra que contém textos de escritores consagrados como Pepetela, Castro Soromenho e Manzambi Fernando.
O enredo conta a destituição da Rainha Lueji, do Reino da Lunda, pelos seus irmãos, por ter casado com um escravo. Essa destituição foi feita com recurso à força, numa época em que as mulheres eram proibidas de governar. O espectáculo de teatro realça também a importância da mulher na família, bem como na sociedade.
A peça, adaptada e encenada por Orlando Domingos, Dom Petro Dikota e Aguinaldo Fortunato, respeita os textos originais e preserva os pensamentos dos autores.
O elenco é constituído por Teresa Manuel, Eduardo Songue, Nelson Gonçalves, Cipriano da Costa, Elizabeth Rodrigues, Nelson Cabanga, Domingos Camilo, Muana Malonga e Júlia. A Companhia de Teatro Tic-Tac foi criada em Agosto de 2008 pelos alunos do Centro de Animação Artística do Cazenga (ANIM’ART). A III Trienal de Luanda teve início no passado dia 1 de Novembro de 2015 e vai até 30 de Novembro, sob o lema “Da utopia à realidade”. O palco principal das actividades é o Palácio de Ferro.
Segundo o patrono da fundação homónima, Sindika Dokolo, o evento é muito mais do que um espaço de arte, “é um símbolo de liberdade, um espaço para alargar o espectro do diálogo cultural”.
Desde a arte tradicional à multimedia, a Trienal realça a diferença, redimensiona e valoriza o outro, enquanto sujeito artístico.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA