Espectáculos divulgam teatro

Roque Silva |
16 de Setembro, 2014

A primeira edição do Festival de Teatro de Menongue (Festi-Teatro Menongue) começa amanhã, no espaço cultural Skubidjum, no Cuando Cubando, com a participação de 22 companhias locais e de outras províncias.

O festival conta com a participação dos grupos Estrelas em Palco e Mwene Mukuva (Cuando Cubango), Kulonga, Anangola, Projecto Vela, 1º de Maio e Odeth Tavares (Luanda), Filhos da Arte, Lágrimas Negras, Nova Lua, Turila Kietu e 14 de Abril (Cuanza Sul), Rei Mandume e Juventude do Deserto (Namibe), Tweya, Horizonte da Vida e Ngola (Benguela), Renascer (Huambo), Orquídeas do Lubango (Huíla), Sementes da Arte (Bengo), Kala ô Kimona (Cuanza Norte) e Nzoji Yetu (Uíge). O festival, que termina no domingo, vai procurar também aumentar a troca de experiências entre os participantes, durante os quatro dias de actividade, informou o director da iniciativa.
Edmilson Diogo Balanga referiu que a actividade pretende ainda contribuir para a massificação do teatro na província e incentivar o surgimento de mais grupos e um maior apoio dos agentes e do empresariado local.
O teatro no Cuando Cubango, disse, tende a crescer, particularmente agora que a província tem albergado espectáculos de grupos de outras localidades.
Apesar de não ter carácter competitivo, a primeira edição do festival vai distinguir o grupo revelação, a melhor actriz e actor. Os participantes vão receber diplomas.
O grupo Estrelas em Palco, de Menongue, abre o festival com  “Filhos da terra - Cuito em chama”. O  1º de Maio e 14 de Abril também actuam no primeiro dia.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA