Espectáculos saúdam as artes

Roque Silva
9 de Janeiro, 2015

Fotografia: Divulgação

Espectáculos de dança tradicional, teatro e música e exposições de arte são realizados amanhã, a partir das 15h00, no Atelier Kaniaki Cultural, no Panguila, município do Dande, para saudar o 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional.

As exposições incluem pintura em acrílico sob tela e técnicas mistas, como areia, papel, arroz, e esculturas em miniatura, feitas de materiais reciclados, tais como plástico, madeira, papel e esferovite.
Os trabalhos, de autoria do artista Guilherme Simão “Kaniaki” e de 50 alunos seus, são utensílios de decoração e servem para  guardar instrumentos de escritórios e moedas. O artista aproveita a ocasião para promover o projecto de educação financeira com a arte nas comunidades, denominado “Poupar para ganhar e sorrir”.
A ideia, disse, é despertar os residentes das comunidades, com maior incidência aos casais, para a cultura da poupança. Se houver consciência de poupar para nos protegermos de eventuais surpresas desagradáveis, e fornecer os bens de primeira necessidade, disse, estamos a evitar problemas com os parceiros e os filhos. Kaniaki considerou oportuna esta ocasião, devido ao início das aulas e de gastos supérfluos por altura da quadra festiva. “É um pouco caricato, mas é uma forma de reduzir a violência doméstica, pois em algumas famílias a falta de dinheiro é uma das principais causas”.
O 8 de Janeiro é igualmente o Dia do Kwanza, pois foi neste dia, em 1977 que as notas entraram  em circulação.
As actividades são realizadas durante este mês na “Praça do Sábado”, na Funda, no Sambizanga, no Cantinho da Chicala, na Ingombota, na sede da Organização do Pioneiro Angolano, no Rangel, e têm a parceria com o Instituto Nacional da Criança (INAC) e a Direcção Provincial da Cultura do Bengo.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA