Cultura

Estilista Kissamá lança “O Corno de África”

Manuel Albano

“O Corno de África - As frases de Kissamá” é o título do primeiro livro do estilista Kissamá, cujo lançamento é no dia 31, em Lisboa.

Primeiro livro do estilista é apresentado em Novembro
Fotografia: DR

Em declarações ontem ao Jornal de Angola, o autor referiu que o livro retrata o contexto sócio-cultural das sociedades africanas. A apresentação no país está marcada para Novembro.
O autor traz para reflexão aspectos positivos e negativos sobre as dinâmicas políticas em África, incluindo o combate à corrupção e os esforços para a saída do sub-desenvolvimento.
O livro de contos revela inspiração “na espiritualidade dos africanos, com destaque dos angolanos”, sendo a continuidade de vários projectos artísticos, para consolidar a sua própria marca no mercado da literatura e moda.
Como estilista, Kissamá explora há três anos modelos de estilo africano, apresentados no país e em Portugal, sob o nome Afrokissamá.
Um dos seus objectivos é consolidar a marca e criar um espaço para a troca de experiências entre criadores nacionais e estrangeiros, quer na diáspora, quer no país. Nos últimos anos, revela nas suas criações a dinâmica das sociedades angolana e portuguesa, sem descurar a preservação e valorização da identidade cultural.
Um dos aspectos dos trabalhos produzidos é o cruzamento de tonalidades e motivos artísticos que revelam as culturas africana e ocidental, tanto em obras informais quanto em obras formais. As colecções são divulgadas nos mercados europeu e da África do Sul.
Kissamá lamentou o fraco investimento na indústria têxtil nacional, mas garantiu que não constitui motivo inibidor para continuar a criar.
Tomás Francisco dos Santos de Castro “Kissamá” nasceu em Luanda, em 1986. Está no mundo da moda há 17 anos e destacou-se nas festas “Afro Moments”.

Tempo

Multimédia