Estreado filme argentino sobre tragédia na aviação


9 de Abril, 2015

Fotografia: Reuters

O filme “Relatos Selvagens” estreou-se no Reino Unido e apresenta semelhanças com a recente tragédia do avião nos Alpes franceses.

A película, que foi nomeada ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e fez muito sucesso em vários países, estreou apenas na semana passada nos cinemas britânicos.
O primeiro relato do filme narra a história de um piloto que consegue reunir num voo as pessoas que detesta e acaba por derrubar intencionalmente o avião. A situação recorda a do co-piloto do avião da companhia aérea Germanwings, Andreas Lubitz, que segundo a promotoria francesa provocou a queda do A320 que viajava entre Barcelona e Düsseldorf a 24 de Março. As 150 pessoas a bordo morreram na tragédia. “Depois do incidente do voo da Germanwings a 24 de Março, tenham consciência de que ‘Relatos Selvagens’ contém uma sequência que alguns podem considerar perturbadora”, adverte a rede de cinemas britânica Curzon.
O British Film Institute (BFI) destacou que o filme é “uma obra de ficção e qualquer semelhança com acontecimentos reais é acidental, é uma lamentável coincidência”.
Todas as críticas, excelentes em geral, destacaram a coincidência. O filme, produzido pelo espanhol Pedro Almodóvar e realizado por Damián Szifrón, começa “com um conto breve, de vingança selvagem, ambientado num avião (horrivelmente inoportuno, de facto, dado o desastre aéreo desta semana na França)”, afirma a revista “Time Out”. O crítico Mark Kermode, da BBC e “The Observer”, também elogia o filme, mas faz um alerta: ‘“Relatos Selvagens’ é chocante e incisivo como uma navalha, mas levem em consideração que a tragédia dos Alpes mete uma sombra inesperada sobre a parte inicial”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA