Cultura

Estreia da nova temporada aguardada com expectativa

O arranque da segunda temporada dos Duetos N’Avenida, marcado para o próximo dia 23, às 20h00, na Casa 70, em Luanda, está a gerar grande expectativa aos artistas e a toda a equipa de produção da Zona Jovem, que assina a autoria e gestão do projecto.

Dupla divide o palco na Casa 70, num espectáculo aguardado com muita expectativa pelos fãs
Fotografia: DR

Depois do sucesso e da expressiva adesão do público à primeira edição, o compromisso de manter o projecto em alta é agora elevado. O início da nova temporada tem como cartaz a dupla Euclides da Lomba e Gabriel Tchiema, e encerra na Casa 70, no dia 29 de Junho, com o palco sob o comando de Ary e Kyaku Kyadaff.
Euclides da Lomba está entusiasmado com a apresentação que vai fazer ao lado de Gabriel Tchiema, não poupa elogios ao colega e amigo: “Estamos diante do maior cantor e intérprete masculino da música angolana, que tem uma forma espectacular de cantar. Eu e o Tchiema temos muita aproximação, porque crescemos juntos como artistas e convivemos muito por mais de quatro anos”.
Para completar, Euclides da Lomba “derrama” elogios às qualidades técnicas do canto do amigo: “Por causa da sua extensão vocal, trata-se de um indivíduo que chega a um agudo e de repente vai para um grave com muita propriedade e extrema competência”.
A segunda dupla, Walter Ananás e Don Kikas, sobe ao palco a 29 de Março. Na ocasião do lançamento do projecto, Walter Ananás expressava grande animação: “Vamos fazer a festa e tenho a certeza que será só felicidade”.
Na altura, a cantora Pérola, que vai dividir o palco com Yola Semedo, no terceiro show da temporada (em 27 de Abril), prometeu que esse vai ser um encontro inesquecível: “Já posso dizer que será um espectáculo memorável e um sonho que estou a realizar. Yola Semedo é a mulher da voz, do espectáculo ao vivo e alguém por quem eu tenho como referência, que eu respeito como artista e como pessoa”.
Sobre como se sente por dividir o palco com a outra “diva”, Pérola disse: “Vai ser uma honra estar com Yola Semedo a cantar. E, eu vou ter um grande prazer também de interpretar as músicas do reportório da Yola. Espero que as pessoas saiam da Casa 70, depois do nosso show, com o coração cheio e levando boas lembranças”.
Para Calado Show, que actua em dueto com Gilmário, dos Tuneza, no dia 25 de Maio, o público não perde por esperar, o sucesso do espectáculo já está garantido: “Felizmente, eu e o Gilmário temos uma interacção no palco que vai facilitar esse dueto. Já temos feito isso, algumas vezes, eu convido-o sempre que posso, porque eu sou fã do Gilmário. E, o que vai acontecer lá (no Duetos) é muita coisa, que eu também não sei (brinca)”. E, avisou, um recado individual para cada um dos seus fãs: “Apareça, não te distraias!”.

Valorização da música e cultura angolana

Além de proporcionar grandes espectáculos, entretenimento e diversão ao público, o Duetos N’Avenida é uma iniciativa de promoção e valorização da música e da cultura do país.
Nesse sentido, o projecto contribui para resgatar a dignidade do artista. Por enquanto, está a conquistar a adesão de grandes nomes e, somente na edição de 2018, contou com a participação de mais de 70 músicos em espectáculos que foram realizados ao longo de cinco meses.
Directamente envolvido na realização do projecto e na véspera do início da nova temporada, Figueira Ginga, o director executivo da Zona Jovem Produções, entende que a consolidação do Duetos N’Avenida é um passo importante para a estruturação de um mercado de música, cultura e arte fortalecidos em Angola.
“Nesse momento, ainda precisamos de contar com recursos próprios, mas felizmente já tivemos algumas empresas a abraçar o projecto, na primeira temporada, estamos esperançados que outras mais aceitem o desafio, nesta segunda edição. E haverá uma terceira, que já está a ser preparada”.
Diante da grande procura por ingressos, na primeira temporada, alguns fãs ficaram do lado de fora, por decidirem comprar os bilhetes só no dia do espectáculo, quando não havia ingressos disponíveis. Para evitar esse contratempo, a Zona Jovem e a Casa 70 abriram, antecipadamente, as reservas para a segunda temporada inteira. “Dessa forma, os fãs e seguidores dos Duetos podem planejar e garantir um lugar na Casa 70, sem risco de deixar de ver os seus ídolos”, avisou Figueira Ginga.

Tempo

Multimédia