Cultura

Estudantes visitam galeria de arte

Alexa Sonhi

Os estudantes do curso de Ambiente e Gestão de Território da Universidade Metodista de Angola visitaram, na segunda-feira, em Cacuaco, a galeria do artista Mpambukidi Nlunfidi, que se tem destacado com trabalhos de esculturas em bronze, com exposições em vários pontos do país e no exterior.

O coordenador da visita e professor da disciplina de recursos turísticos daquela instituição académica, Augusto Pedro, disse, ao Jornal de Angola, que a visita dos estudantes à galeria de peças em bronze teve como objectivo conciliar a teoria à prática e é forma de mostrar aos estudantes “o trabalho de fundo por trás de uma peça de arte que apenas vêem pela televisão”. Por ser uma disciplina de recursos turísticos, frisou, é importante que os estudantes conheçam os locais turísticos existentes, pelo menos, na capital do país. “Temos muitos bons artistas, como Mpambukidi Nlufidi, cujas obras conhecemos das exposições, e, por isso, achamos melhor levar os estudantes ao local, onde são feitas as peças, de forma que tenham uma noção de todo o trabalho de produção”, disse. Lorena Gomes, estudante do último ano de Ambiente e Gestão de Território, disse que sempre gostou de artes plásticas e aprecia as obras de Mpambukidi, pelo que entrar na galeria foi o realizar de um sonho.
O escultor Mpambukidi Nlufidi agradeceu, no final, a visita dos estudantes e elogiou iniciativas do género por ajudarem os artistas a divulgar mais os trabalhos. “O facto de serem estudantes universitários a visitarem a galeria é uma prova de que, no futuro, os Ministérios do Turismo e do Ambiente vão ter mais quadros interessados em Artes Plásticas”, referiu. Além de visitarem a galeria de arte, os estudantes também visitaram o Museu da Tentativa, o Miradouro de Caxito e a foz do rio Dande.

Tempo

Multimédia