Estudantes são exortados a investigarem


11 de Junho, 2016

O secretário de Estado da Cultura, Cornélio Caley, aconselhou quinta-feira em Luanda os estudantes do Instituto Superior de Ciências da Comunicação a criarem um espírito investigativo sobre os acontecimentos não reportados para que constem do acervo museológico.

Cornélio Caley deixou este conselho durante uma palestra sobre “O papel dos Arquivos na Harmonização dos Povos”, no Instituto Superior de Ciências da Educação, promovido pelo Ministério da Cultura, no âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, comemorado a 9 de Junho.
O secretário de Estado da Cultura considerou os estudantes “alicerces” e “trincheiras” da preservação da tradição e do folclore nacional.
A directora do Arquivo Nacional de Angola, Alexandra Aparício, referiu que os arquivos contribuem para a melhoria do conhecimento sobre o passado.
O director do Instituto Superior de Ciências da Comunicação, Albino Carlos, disse que o arquivo desempenha um papel importante na salvaguarda da identidade e da existência dos povos.
O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), realizada no Quebec em Novembro de 2007. A 9 de Junho de 1948 a UNESCO criou o Conselho Internacional de Arquivos, razão pela qual o CIA escolheu esta data como dia de reflexão.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA