Estúdios revelam projectos


13 de Junho, 2014

Fotografia: DR

Os estúdios de animação Disney e Pixar revelaram na quarta-feira as primeiras imagens das suas próximas realizações durante o 36º Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy (França), que termina amanhã.

Os estúdios de animação Disney e Pixar revelaram na quarta-feira as primeiras imagens das suas próximas realizações durante o 36º Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy (França), que termina amanhã.O realizador Pete Docter, criador de “Monstros S.A.” (2001) e “Up: Altas aventuras” (2009), que venceu o Óscar de melhor filme de animação, apresentou a génese de “Inside out”, o novo projecto da Pixar.
Previsto para estrear a 19 de Junho de 2015, o filme, cheio de piadas, retrata as aventuras de Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Desgosto, cinco personagens coloridas, responsáveis por regular as emoções de Riley, uma menina de 11 anos em plena crise da adolescência, a partir de uma sala de controlo escondida no labirinto da sua mente. A originalidade do filme deve-se, em parte, ao facto de o realizador fazer o espectador mergulhar no subconsciente da menina – que abriga as memórias, sonhos e desilusões - que serve de pano de fundo para a sua história.
“Quando a minha filha atingiu a crise da adolescência, perguntava-me o que podia estar a acontecer na sua cabeça. Foi assim que a ideia para o filme surgiu. Também queria uma ideia forte com a qual o público pudesse identificar-se. O mais difícil foi traduzir a memória em algo visual”, explicou Pete Docter.
Para fazer o filme o mais autêntico possível, os seus criadores trabalharam durante três anos na elaboração do cenário. “Fizemos perguntas específicas a psicólogos, para tornar tudo mais real. Perguntámos, por exemplo, por que razão algumas canções permanecem na mente. A memória é uma coisa complexa e queríamos que as personagens realmente se parecessem com as emoções que todos sentimos”, disse.
A Disney revelou, ainda, os contornos de “Big Hero 6”, a 54º longa-metragem dos estúdios norte-americanos. Previsto para estrear em Janeiro de 2015, o filme é realizado por Don Hall, cuja estética realista é baseada na banda desenhada com o mesmo nome, da Marvel. “Este é o primeiro filme de acção feito pela Disney Studios”, realçou Bernice Robinson, vice-presidente de pós-produção na Disney Animation.
“Operação Big Hero 6”, título em português do filme, conta a história de Hiro Hamada, um génio da robótica, e o seu companheiro robótico BayMax, que se unem aos super-heróis para combater o mal, numa aventura criminosa que ameaça destruir a cidade futurista de San Fransokyo.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA