Cultura

Etona renova o mandato como secretário da UNAP

O artista plástico António Tomás “Etona” foi reeleito sexta-feira em Luanda, com 21 votos, para o cargo de secretário-geral da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), para um novo mandato de quatro anos.

Etona foi eleito para mais um mandato de cinco anos como secretário-geral da UNAP
Fotografia: Maria Augusta | Edições Novembro

O pleito eleitoral contou com a participação de 42 membros. Etona teve como adversários a pintora Fineza Teta, que oteve 16 votos, e o escultor PambuKidi (cinco votos).
Para o novo mandato, Etona vai contar com Manuel António de Oliveira “Dudu” no cargo de presidente da comissão directiva, Bento Mateus Quivo “San Mateus” como secretário administrativo e Fernandes de Carvalho “Tozé”como secretário das actividades culturais e intercâmbio. Em declarações à imprensa, Etona disse que vai continuar a apoiar os estudantes que concluam o Ensino Médio e Superior em Artes Plásticas, de forma a desenvolver o intercâmbio entre profissionais e recém-formados.
O artista plástico agradeceu ao eleitorado pela confiança depositada para mais quatro anos à frente da associação. O presidente da Assembleia-Geral da UNAP, Nobre Coutinho, realçou a necessidade de haver dinamismo e apoio na galvanização e continuidade das organizações culturais juvenis.O responsável considerou ser uma tarefa essencial o apoio aos jovens, por isso representar uma passagem de legado. A UNAP foi fundada a 8 de Outubro de 1977. É uma agremiação cultural vocacionada para a promoção das artes plásticas e dos seus criadores, composta por mais de 300 membros, representados nas províncias de Luanda, Huambo, Benguela, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Moxico, Cabinda, Huíla e Cuando Cubango.

Tempo

Multimédia