Exposição "Contentor Arte" promove criações e autores

Mário Cohen
6 de Setembro, 2015

Fotografia: Paulino Damião

A primeira edição da exposição “Contentor Arte”, apresentada no dia 1 deste mês, na Praça 17 de Setembro, defronte ao Porto de Luanda, conta com a participação de dez artistas plásticos, que vão pintar igual número de contentores ao ar livre, durante três meses.

A iniciativa conjunta da AM-Arte (Adriano Maia Internacional LDA) e a Cucarte enquadra-se no âmbito dos festejos dos 40 anos da Independência de Angola, que se assinala a 11 de Novembro, e nela vão participar os artistas Adão Mussungo, Anderson Zola, Ric Augusto Mussungo, Dom Sebas Cassule, Immani da Silva, Meso Mumpassi, Nelo Teixeira, Nelson Kissoka, Simão André e Thó Simão.
Segundo a secretária da AM-Arte, Engrácia Barros, a ideia da realização da iniciativa surgiu como aposta num projecto inovador de revelação de talentos nas artes plásticas, principalmente na pintura.
A primeira fase do projecto prolonga-se até 30 de Novembro e tem o apoio da Comissão Administrativa de Luanda. Os artistas foram convidados a pintar os dez contentores expostos na Praça 17 de Setembro, defronte do Porto de Luanda. Durante a primeira fase, todas as sextas-feiras, sábados e domingos é realizado um “casting” de novos talentos nas áreas da música, dança, moda e teatro, na praça Cuca, num palco montado no local da actividade.
Os melhores talentos, disse, vão receber como prémio a produção de um videoclipe patrocinado pela AM-Arte. Está ainda agendada para esta fase a mostra de longas-metragens de autores nacionais e estrangeiros. A segunda e última fase do projecto começa no dia 1 de Dezembro e estende-se até ao final do mês de Fevereiro de 2016, na qual os dez concorrentes vão visitar pontos  turísticos da capital.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA