Exposição de Dalí no Rio teve recorde de visitantes


2 de Outubro, 2014

Fotografia: DR

“Salvador Dalí”, a mais completa exposição do mestre do surrealismo organizada até agora no Brasil, recebeu a visita recorde de 978 mil pessoas ao longo dos 116 dias em que esteve aberta no Rio de Janeiro, informou o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

“Salvador Dali é a mostra mais vista em 25 anos de CCBB: 978 mil visitas. É com satisfação que agradecemos a todos aqueles que prestigiaram a mostra”, publicou o CCBB na sua página no Facebook, ao divulgar um balanço da mostra inaugurada a 29 de Maio e que encerrou no passado dia 22.
O público do Rio de Janeiro ultrapassou o número de visitantes desta exposição no ano passado, no Museu Nacional Rainha Sofia (732 mil pessoas), em Madrid, e no Centro Georges Pompidou (790 mil), em Paris.
Até agora, o recorde de público do CCBB era 969 mil pessoas que prestigiaram a exposição do escultor Aleijadinho em 2006. Nas mostras de artistas estrangeiros o mais visto tinha sido a exposição impressionista em 2012, que incluiu obras de Monet, Cézanne, Renoir, Gauguin e Van Gogh (561.142 visitantes). As 150 obras de Dalí expostas, incluindo pinturas, desenhos e gravuras, constituem a maior retrospectiva do artista espanhol organizada nas últimas décadas. A exposição permitiu aos visitantes ver a carreira do pintor desde o início mais académico até aos últimos trabalhos.
As obras chegaram ao Brasil oriundas da Fundação Gala-Salvador Dalí, em Figueres (Espanha), do Museu Nacional Rainha Sofía, em Madrid, e do Museu Salvador Dalí, em St. Petersburg (Florida, EUA), as principais instituições que exibem o artista habitualmente.
Após passar pelo Rio de Janeiro, a exposição vai agora para São Paulo, onde vai ser mostrada entre 18 de Outubro e 11 de Janeiro, no Instituto Tomie Ohtake.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA