Exposição de pintura retrata a vida de Neto


20 de Setembro, 2015

Fotografia: Arquivo Jornal de Angola

Uma exposição de artes plásticas cujos temas retratam a vida e obra do Presidente Agostinho Neto foi inaugurada ontem na galeria nacional do Zimbabwe, em Harare, em saudação ao Dia do Herói Nacional.

A mostra reúne pintura e escultura em metal de artistas zimbabweanos, ilustrando a história do primeiro Presidente de Angola.
A temática dos trabalhos reflecte a trajectória de Agostinho Neto e o seu papel  na luta pela liberdade do povo de Angola e do continente africano.
Na cerimónia de inauguração, o director da Fundação Agostinho Neto, Víctor Bunga, ofereceu várias obras literárias sobre a vida e obra do Herói Nacional aos artistas zimbabweanos.
De acordo com Victor Bunga, a oferta serviu de  reconhecimento pelo contributo que os artistas zimbabweanos demonstraram ao inspirarem a figura de Agostinho Neto nos vários quadros retratando os feitos do nacionalista angolano.
A exposição retrata o percurso histórico de Agostinho Neto e é uma forte demonstração da unidade dos povos de África, pela luta de libertação. Por seu turno, o director principal do Ministério de Desenvolvimento Rural, Promoção e Preservação da Herança Cultural do Zimbabwe, Paul Damasane, em representação do seu governo, afirmou que a Fundação Agostinho Neto tem sabido elevar o bom nome do primeiro Presidente de Angola, relembrando às gerações do seu país e do continente africano al o seu papel durante a luta de libertação de África.
A abertura da exposição foi prestigiada por diplomatas acreditados no Zimbabwe, membros do Governo e personalidades, além de membros da comunidade angolana.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA