Cultura

Exposição fotográfica abre hoje em Luanda

A exposição “A Cidade, Génese e Declínio”, que junta 176 fotografias, é inaugurada hoje, às 18h00, no Salão de Internacional de Exposição (SIEXPO) do Museu Nacional de História Natural, em Luanda, numa iniciativa conjunta com o Goethe-Institut Angola (Instituto Cultural Alemão).

Em comunicado, a organização refere que  se costuma dizer que a cidade representa o futuro do mundo. A nível mundial já mora mais gente nas cidades do que em zonas rurais.
“Que esperanças e desejos associam os moradores à cidade? De que forma a cidade intervém no quotidiano das pessoas, no relacionamento com o meio ambiente e os seus semelhantes? Os fotógrafos da agência berlinense Ostkreuz debruçaram-se sobre estas questões. Os 18 fotógrafos retrataram os habitantes da cidade utópica de Auroville na Índia, de Detroit entrada em decadência a partir do seu centro e das favelas de Manila”, lê-se no comunicado.
O comunicado realça que as fotos documentaram a cidade chinesa de Ordos, criada na prancheta de desenho, a artificialidade das ruas e avenidas do Dubai e as casas de Gaza, arrasadas por bombardeamentos. “O que sobressai no conjunto das 176 fotografias da exposição ‘A Cidade - Génese e Declínio’ é o retrato de uma cidade que representa todas as cidades”.

Tempo

Multimédia