Exposição fotográfica assinada por alunos

Mário Cohen |
11 de Março, 2016

Fotografia: Eduardo Pedro

Após frequentarem uma formação sobre fotografia e vídeo, 50 alunos da escola do primeiro ciclo Formigas do Futuro, no Cazenga, foram desafiadas a mostrar, em fotografia, como vêem o mundo ao seu redor.

O resultado deste exercício pode ser visto na exposição fotográfica “Arte e Sonho”, na Taberna Urbana, aos Coqueiros, em Luanda.
A exposição, inaugurada ontem, numa iniciativa da “Djembe Comunications”, reúne um total de 38 fotografias, retratando uma multiplicidade de factos e realidades do quotidiano luandense. Uma delas, “Mãe Zungueira”, é uma homenagem às mulheres que ganham a vida no comércio. Chama a atenção o olhar clínico de crianças reflectido em imagens que vão desde o conflito silencioso entre o novo e o velho no traço arquitectónico da baixa luandense e a alegria estampada no rostode crianças a irem para escola.
Olívio Gambo, promotor do projecto, explica que, ao trabalhar com crianças entre os 12 e 16 anos, procurou dar-lhes oportunidades para as ajudar a melhorar as suas habilidades de comunicação e expressar os seus sonhos. “Acaba por ser uma experiência educacional e motivacional para os participantes”, diz Gambo. Os meninos frequentaram dois seminários, cada um com a duração de uma semana, onde aprenderam a fotografar e editar fotos. Para Olívio Gambo, toda a receita financeira arrecadada com a exposição reverte para a escola Formigas do Futuro, no município do Cazenga, de forma a melhorar áreas do estabelecimento que precisam de  remodelação. “O que pretendemos com esta iniciativaé que mais instituições tomem isto como princípio e que possam desenvolver projectos do género que exaltam a capacidade da criança e a sua criatividade, sobretudo os seus sonhos”, disse Olívio Gambo. O director-geral da “Djembe Comunications”, Mitchell Prather, diz que vai continuar a desenvolver iniciativas de impacto social em países como Angola, Moçambique, Nigéria, Ghana, Marrocos, Suíça, Reino Unido, Emiratos Árabes Unidos e Estados Unidos da América.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA