Exposição fotográfica patente na Celamar

Fula Martins |
13 de Setembro, 2014

Fotografia: Paulino Damião

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, apelou quinta-feira em Luanda ao estudo dos patrimónios religiosos, culturais e os cuidados que se deve ter para garantir a sua preservação por reflectirem um período da vida do país.

A ministra disse na inauguração da exposição fotográfica “Igrejas-monumentos de Angola”, que está patente até 20 deste mês na galeria Celamar, que os estudos devem começar nos monumentos do século XVI até aos dos séculos XIX e XX. 
“Os estudos devem começar pelo Kulumbimbi que é um monumento do século XVI até aos monumentos dos séculos XIX e XX”, disse a governante, tendo sublinhado que dado o interesse da presidência e da comissão organizadora do FENACULT, preocupou-se em trazer para o leque das exposições a problemática do património cultural e a importância do património arquitectónico religioso classificado. Rosa Cruz e Silva disse que parte desta herança inspira alguns cuidados, tendo chamado a atenção da sociedade para a congregação de esforços para garantir a sua preservação.
Os estudantes ligados à história do país, sobretudo aqueles inclinados para os patrimónios religiosos, foram exortados a aplicarem-se mais na problemática que retrata a história das igrejas da Nazaré, Carmo e outras espalhadas pelo país. “Aqui temos um retrato das principais igrejas espalhadas pelo território nacional”, disse.
Maria da Piedade de Jesus, directora nacional do Património Cultural, disse que os visitantes vão encontrar expostas imagens de igrejas e monumentos que foram classificados desde 1922 até 2014, mediante os critérios usados para classificações de bens e móveis.
O objectivo da exposição é levar ao conhecimento do público o património religioso, uma vez que essa exposição temática serve de antecâmara para futuras exposições de carácter civil e militar que estão a ser preparadas. “Além das fachadas das igrejas procurámos igualmente tratar dos pormenores de cada uma delas”, disse. A exposição reúne fotografias de 23 igrejas e monumentos classificados em Angola.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA