Fábulas do Zaire adaptadas para o teatro

Manuel Albano |
9 de Outubro, 2014

A peça “Três Homens e Uma Mulher” é apresentada hoje às 20h00, no Centro Cultural Kilamba, pelo grupo de teatro Niguizane Tuxikane, no âmbito do programa “Quinta da Encenação” promovido pelo Etu Lene.

A peça, estreada 1996, conta a história de três irmãos que numa festa, numa aldeia do Zaire, se apaixonam pela mesma mulher. Os irmãos Ngolo, Ntango e Hiembe anunciam posteriormente ao pai a intenção de formalizarem o casamento tradicional, mas como não lhes é possível casarem com a mesma mulher, o progenitor incumbe-os de uma missão. Ao recorrerem ao feitiço acabam por criar outros conflitos entres as famílias, que culmina coma a morte prematura da jovem.
O director artístico do Niguizane Tuxikane, Agostinho Cassomma, disse que um dos objectivos do grupo é divulgar contos populares e fábulas do Zaire.  O grupo de teatro, constituído por 18 elementos, foi fundado a 4 de Janeiro de 1995, em Luanda. Tem no repertório as peças “Kassinda não Volta Atrás” , “Massoxi, as Lágrimas Provocadas”, “Desastre de Um Jovem” e “Infidelidade”.
O “Quinta da Encenação” é um projecto do grupo Etu Lene, realizado no Centro Cultural Kilamba, com vista a dinamização do teatro no distrito urbano do Rangel.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA