Factos históricos em livro da autoria de Auxílio Jacob

André Brandão | Ndalatando
18 de Junho, 2016

Os factos históricos que ao longo dos anos marcaram o país e ajudaram a construir uma Nação melhor foram apresentados, ontem, ao público de Ndalatando, pelo autor Auxílio Jacob, com o lançamento do livro “A história não se apaga ‘reconhece’ agora sim: esta é a pura verdade”.

O livro que narra alguns dos momentos marcantes do país, desde a fase da colonização, a guerra civil e a paz, serve, segundo o autor, como uma referência para a próxima geração.
Com 79 páginas, destacou, o livro é também um incentivo para os jovens sobre a importância da reconciliação nacional.
O título, apresentado oficialmente em Março deste ano, em Luanda, na gráfica Sopol, é vendido depois da província do Cuanza Norte, em Huambo, Bié, Uíge e Huíla. O autor lamentou a existência de pouca bibliografia sobre a história de Angola e a deturpação de alguns dos dados.
Como resultado de uma colectânea de três volumes, o livro explora ainda as sequelas da guerra e da colonização na situação social e procura enquadrar a historia do país dentro de uma dimensão contemporânea.
O surgimento de alguns movimentos de libertação nacional, como o MPLA, a FNLA e a UNITA, consta igualmente do livro.
“As pessoas têm receio de falar do passado. Isso tem criado alguns entraves para o desenvolvimento do país, porque conhecer a história do país é algo fundamental e determinante para se preparar o futuro”, explicou ao Jornal de Angola Auxílio Jacob, o autor do livro.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA