Cultura

Família de Toni do Fumo decide reeditar memórias

Roque Silva

O filho do malogrado cantor e compositor Toni do Fumo informou, ontem, que a família decidiu reeditar mais mil exemplares do disco “Parabéns Toni do Fumo”, para fazer face à procura registada sábado, defronte ao campo Mário Santiago, no Sambizanga, onde o disco foi apresentado aos fãs e admiradores.

Filho do cantor interpreta canções que marcaram épocas
Fotografia: Edições Novembro

O disco foi apresentado em sessão de venda e assinatura de autógrafos e vendeu-se mais de mil e 900 discos dos 2 mil editados. O facto obrigou a produção a cancelar, sem comunicação prévia, a segunda apresentação prevista para domingo, no Zamba 2, bairro da Samba. O CD tem 26 temas que se tornaram sucessos nas épocas em que Toni do Fumo pertenceu aos conjuntos Os Jovens do Prenda, Os Kiezos e Estrelas da Maianga, onde iniciou o seu percurso artístico. Do universo das canções, oito não constam no primeiro volume, lançado em 2009, pelo projecto Caldo no Poeira. Destaque para as canções “Mãe Kya”, “Kya Muxingue”, “Nga Mubanza”, “Mamã” e “Ngongo”, original de Didi da Mãe Preta.
Em declarações ao Jornal de Angola, Toni do Fumo Filho disse que o disco reeditado vai ser apresentado dia 15, no Zamba 2, porque cancelaram devido à quantidade exígua que não chega para atender os admiradores de Toni do Fumo residentes nos bairros Prenda e Samba. O filho, que também segue as pegadas do pai, informou que o projecto foi criado com o objectivo de manter viva a obra de Toni do Fumo e dar a conhecer à nova geração o contributo do cantor para a Música Popular Angolana.
Acrescentou que a equipa de produção vai continuar a divulgar mais a carreira do pai, pondo à disposição dos amantes da música angolana todas as músicas gravadas pelo cantor.
Afirmou ter rejeitado várias propostas para apresentar o disco noutros espaços, antes do Sambizanga e Prenda, bairros emblemáticos onde o pai viveu e guardou inúmeras re-cordações no decurso da sua carreira artística.
Toni do Fumo Filho admitiu a possibilidade de haver mais reedições para divulgar as músicas do pai por todos os bairros de Luanda, além da intenção de divulgar noutras 17 províncias, a partir de Janeiro de 2019.

Venda na rua
Sob o olhar atento dos transeuntes, o conjunto que inte-gra artistas de Os Jovens do Prenda, Kiezos e Movimento, interpretou músicas que integram o disco “Parabéns Toni do Fumo”. Entre os artistas, destaque para Dulce Trindade e Brando (guitarristas) e Juca (bateria), Alex e Toni, filhos de Toni do Fumo (vozes). O grupo interpretou, entre outros, os temas “Kikola”, “Malamba”, “Nginginda” e “Akamukúa”.

Tempo

Multimédia