Feira comemora o Dia da Cultura


22 de Março, 2016

A Feira de Literatura, que encerrou ontem em Saurimo, destinada e assinalar o Dia Mundial da Poesia, comemorado na segunda-feira, incluiu a exposição de 700 títulos  um recital de poesia e duas palestras.

As palestras subordinaram-se aos temas “Movimento Literário no Leste de Angola” e “A Necessidade Literária numa Angola em Crise”.
A iniciativa, iniciada na sexta-feira, foi promovida pelo Núcleo da Lunda Sul do Movimento Lev’Arte.
O Dia Mundial da Poesia foi instituído em 1999 na 30ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Criado em 2004, em Luanda, o Movimento Lev’Arte reúne autores jovens com ou sem publicação literária no mercado, e realiza com frequência actividades para a promoção de hábitos de leitura, sessões de declamação de poesia, divulgação de obras de autores nacionais, edição de CD e intercâmbio literário e artístico com autores de outras expressões.
Entre as actividades realizadas, em Luanda, destacam-se lançamento de Disco de Poesia declamada, Projecto “Fado e a Poesia”, quintas e sábados de poesia, no Kings Club e no Espaço Baía.
 O Lev’Arte organiza, também, no átrio da sede da União dos Escritores Angolanos, o projecto anual de poesia, denominado “À Volta da Fogueira”, em parceria com outros movimentos literários, o Café Cultural e a Brigada Jovem de Literatura, com o objectivo de incentivar à leitura, escrita, a criatividade artística e o gosto pela literatura.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA