Feira de arte estimula jovens criadores

Manuel Albano |
17 de Março, 2016

Fotografia: Paulino Damião

A segunda edição da “Maratona dos Artistas” realiza-se no sábado e domingo, entre as 8h00 e as 18h00, na Baía de Luanda, numa iniciativa de um grupo de criadores de arte angolana, anunciou ontem a responsável do evento.


Maria Monteiro disse que os temas das obras a ser apresentados na feira são livres, uma vez que o objectivo é a troca de experiência e tornar os preços dos produtos acessíveis ao público.
Promover e garantir um maior intercâmbio artístico, com a aproximação entre os artistas e os consumidores nacionais e estrangeiros é um dos objectivos da feira que prevê juntar criações de 40 artistas entre consagrados e anónimos, disse Maria Monteiro, que acrescentou: “A ideia da Maratona é estender a realização da iniciativa a outras províncias, como formas  de incentivar a criação artística entre os menos conhecidos, referiu a coordenadora e responsável pela feira”.
A divulgação das artes plásticas, teatro, dança, música e literatura com a realização de sessões de venda e assinatura de autógrafos de obras de criadores nacionais é outro  propósito desta edição da feira.
“Queremos ajudar a despertar nos visitantes o lado artístico que cada um tem ensinando, se possível algumas técnicas, no sentido de criar nos consumidores o gostos pelas artes”, referiu Maria Monteiro que explicou que a ideia é permitir um maior acesso aos trabalhos dos criadores nacionais, sobretudo da camada jovem, e mostrar o que se produz de melhor nas várias classes das artes plásticas, do teatro, da dança, da literatura e de música, essencialmente.
A “Maratona dos Artistas”, disse Maria Monteiro, é um espaço privilegiado e oportuno para os artistas independentes e sem possibilidades mostrarem e venderem as suas obras.
O programa de actividades tem  agendada a demonstração de artes ao vivo, como a produção de quadros, esculturas e cestaria, e a realização de espectáculos de música, dança e teatro. “O espaço  foi-nos cedido de forma gratuita, por isso queremos dar liberdade e oportunidade aos artistas de exporem as suas melhores obras”, disse a responsável pela iniciativa.
A maratona é aberta a todos os artistas interessados, que podem inscrever-se na galeria Humbi Humbi, junto ao Salão Internacional de Exposições  da UNAP, no distrito urbano da Ingombota.
O espaço foi concebido para albergar 160 artistas. A organização da “Maratona dos Artistas” pretende que a sua regularidade seja trimestral ou semestral.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA