Fenómenos de Luanda na Liga Africana

Roque Silva |
16 de Janeiro, 2015

A companhia Enigma de Teatro apresenta amanhã e no domingo às 20h00, na Liga Africana, Luanda, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade de Luanda, peça “A Raiva”.

O espectáculo, que venceu em 2010 o Prémio Cidade de Luanda e o Festival Internacional de Teatro do Cazenga, é uma comédia sobre alguns dos fenómenos registados com frequência nos últimos anos em Luanda. Aumento da delinquência, da violência doméstica e do consumo de drogas, bem como o racismo, xenofobia, e a sinistralidade rodoviária são temas abordados no espectáculo, que tem a duração de uma hora.
A peça, interpretada por oito actores, fala daqueles factos, tendo como base uma família pobre, de um subúrbio de Luanda, propõe uma reflexão sobre o comportamento humano.
O Enigma, fundado em 1987, já apresentou as peças “Na Corda Bamba”, “De Luandinha a Luanda para Luandão”, “Apaixonados por Engano”, “A Grande Questão” e “Sujeito e Azarado”.
O Enigma Teatro foi distinguido em 2014 com o Prémio Nacional de Cultura e Artes pelo conjunto da obra “marcada por um espírito inovador, de integridade artística e especificidade estética e artística”.
O júri do Prémio Nacional de Cultura e Artes do ano passado considerou ainda que “a obra do Enigma Teatro demonstra a objectividade e a liberdade de imaginação e fantasia, com as quais o colectivo tem sabido recriar o mundo circundante, o homem, a vida social e os valores estéticos e morais”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA