Cultura

Fernando Vinha expõe quadros no Luanda Arte

A exposição individual de artes “Big Bang” ou “Deambulações à procura da verdade oculta na origem”, do artista plástico Fernando Vinha, é inaugurada hoje, às 18h00, no Espaço Luanda Arte (ELA), no prédio da De Beers, na rua Rainha Ginga, na histórica Baixa da capital angolana.

O trabalho foi desenvolvido no seguimento de uma residência artística de três meses no ELA, que resultou na apresentação de um conjunto superior a 15 obras de arte específicas ao espaço, entre técnicas mistas, transferências, analises críticas e esculturas.
A exposição, que tem o patrocínio do Banco de Fomento Angola (BFA), da Delta Q e da WEZA, fica patente até ao próximo dia 31.
A última mostra individual do artista plástico Fernando Vinha foi realizada em 1999, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, com técnicas mistas e esculturas em ferro, denominada “O homem e o universo”. Nas palavras do artista: “Esta reduzida intervenção no espaço artístico, durante um período tão longo, deveu-se à falta de meios, de um lugar para trabalhar e, sobretudo, ao facto de me ter dedicado, em exclusivo, ao ensino na área das Artes Visuais ...Nas técnicas mistas e nas análises críticas sobre contraplacado, foram utilizados diversos materiais, nomeadamente: pau de carvão, pastel seco, grafite, lápis de cor, pontos de feltro (marcadores). As obras podem ser divididas em duas grandes correntes artísticas: ‘neo-realismo’ e ‘abstraccionismo’.”

SAPO Angola

Tempo

Multimédia