Festa das artes cénicas abre em Benguela


14 de Maio, 2016

Fotografia: Arimateia Baptista | Huíla

A primeira edição do Festival de Teatro de Benguela (FESTEB) abre as suas portas ao público de 27 a 29, com a apresentação de espectáculos de dez grupos de seis províncias.

O porta voz da actividade, realizada para celebrar os 399 anos da cidade de Benguela, a assinalar-se no dia 17, disse que participam nesta edição os grupos Nai Teatro (Luanda), Efetikilo (Huambo), Cat Jud (Namibe), Estrela em Palco (Cuando Cubango), Tunga Yalé e Puniv (Cuanza Sul), Núcleo Monumental, Ombaka, Ngola  e Tweya (Benguela).
Maurício de Sousa adiantou que o FESTEB vai contribuir no desenvolvimento e expansão do teatro em Benguela, bem como ajudar na vertente da formação dos actores, através de oficinas de arte. A actividade, acrescentou, é também uma forma de promover e divulgar o que se produz em Benguela e nas demais províncias em termos de teatro. Nesta primeira edição, disse, o festival movimenta um total de 100 homens das artes cénicas. “O número é significativo para poder  incentivar a troca de experiências.”
Além do teatro, cujas apresentações estão agendadas para o Cine Monumental Teatro, o festival conta com oficinas sobre dramaturgia, encenação, representação, caracterização e expressão corporal.
Em Maio do ano passado, a cidade de Benguela foi também o palco do primeiro Festival de Teatro Feste-Acácias, organizado pelo colectivo de artes Ngola.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA