Festa das artes cénicas em Luanda

Roque Silva |
13 de Maio, 2016

Fotografia: Kindala Manuel

A primeira edição do Circuito Internacional de Teatro (CIT) é realizada de 1 de Julho a 17 de Setembro, no anfiteatro do Instituto Superior de Arte (ISART), na Centralidade do Kilamba, em Luanda, com a participação especial de companhias nacionais e estrangeiras.

A produção do CIT informou que participam os grupos vencedores do Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de teatro, porém falta a confirmação do Etu-Lene, Julu e do Elinga. As companhias Oásis, Pitabel, Miragens e Enigma têm presenças as garantidas, além dos grupos Vozes de África, do Huambo, Ombaka, de Benguela, e Nguizane Tuxicane, de Luanda, a única excepção desta edição, convidado pela organização devido o sucesso do espectáculo “Cassinda Não Volta Atrás”.
Adérito Rodrigues, responsável pela produção do circuito, disse ao Jornal de Angola que tem igualmente confirmada as presenças dos colectivos Mancuero, Mahamba e Cucaracha, de Moçambique, Criarteatro, de Cabo Verde, JGM, de Portugal, Núcleo Vinícius Piedade e CIA, do Brasil, Companhia Teatral Hubert de Blanck, de Cuba, e Ohmeless, da Itália. Adérito Rodrigues informou que a companhia portuguesa JGM vai actuar ainda noutras quatro províncias do país, ainda em análise, e pretende recrutar também alguns actores de vários grupos, que, depois de uma formação, vão ajudar a montar um espectáculo.
O produtor explicou que o Circuito Internacional de Teatro é realizado no âmbito de uma plataforma giratória, onde as companhias convidadas actuam aos sábados e domingos, participam em seminários e realizam também visitas em diversos locais turísticos.
A organização do Circuito Internacional de Teatro e a produtora Globo Dikulo, adiantou, assinam, nos próximos dias, uma parceria na qual as companhias estrangeiras convidadas para participar no Festival de Teatro do Cazenga (FESTECA) e no Circuito Internacional de Teatro actuem nos dois palcos.
O Circuito Internacional de Teatro é realizado com o intuito de saudar o aniversário da Centralidade do Kilamba, a 11 de Julho, e do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, a 17 de Setembro.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA