Festeauíge junta em Julho vários actores


24 de Junho, 2016

A quarta edição do Festival Provincial do Teatro do Uíge (Festeauíge) vai decorrer de 10 a 16 de Julho próximo, na cidade do Uíge, com a participação de 13 grupos de teatro.

A informação foi avançada à Angop, pelo director do Colectivo de Artes Nzoji Yetu, Domingos Nicolau, um dos promotores da actividade, tendo referido que esta edição do festival vai servir para saudar os 99 anos da fundação da cidade do Uíge.
O responsável fez saber que vão participar da iniciativa grupos das províncias de Cabinda, Benguela, Luanda, Huíla, Zaire e do Uíge. Segundo o responsável, estão já criadas as condições técnicas e materiais para o arranque da actividade.
“A ideia da criação do Festival Provincial de Teatro do Uíge é de renuir anualmente na província actores de diversos grupos do país, com vista a um maior intercâmbio entre os criadores de arte e proporcionar um ambiente salutar entre os actores das diferentes províncias do país”, disse.
Neste momento, prosseguiu, está a decorrer a fase final de inscrições dos actores participantes.
O festival, realizado desde 2012, tem o objectivo de massificar e difundir o teatro na região, descobrir novos talentos na arte da representação, além de promover o intercâmbio entre grupos de teatro e combater a delinquência juvenil.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA