Festival de Jazz de Montreal atribui um prémio póstumo


4 de Julho, 2014

A organização Festival Internacional de Jazz de Montreal anunciou que  vai conceder postumamente o Prémio Carlos Jobim a Paco de Lucía, a quem dedica a edição deste ano do evento.

Paco de Lucía, conhecido como um dos maiores guitarristas de flamenco, morreu em Fevereiro, no México, aos 66 anos. Um comunicado do Festival Internacional de Jazz de Montreal lembra que “as actuações de Paco de Lucía em Montreal foram sempre aguardadas com muita expectativa e apreciadas de forma apaixonada".
Uma das suas actuações mais lembradas do músico em Montreal foi em 1986 quando foi considerado " dos grandes guitarristas do planeta, em qualquer categoria". Paco de Lucía voltou a actuar em Montreal em 1991, 1994 e 1999. A sua última presença naquele Festival Internacional de Jaz foi em 2011. “Como integrante do nosso prestigiado grupo de 24 Lendas do Festival, a sua lembrança permanece para sempre na nossa memória colectiva ", sublinha o comunicado.
O Prémio Carlos Jobim, criado pelo Festival de Montreal em homenagem ao compositor brasileiro que morreu em 1994, destina-se a reconhecer o talento e trabalho dos que se destacaram no mundo da música e se tornaram conhecidos pela sua influência na evolução do jazz. Paco de Lucia é o 11º distinguido. Amadou e Mariam, Emir Kusturica, Youssou N'Dour , Richard Bona, Toots & The Maytals, Gilberto Gil, Angélique Kidjo, Salif Keita, Khaled e Ibrahim Ferrer  foram os outros distinguidos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA