Festival de Música "Zwa" organizado na III Trienal

Manuel Albano |
14 de Agosto, 2016

Fotografia: Domingos Cadência |

A III Trienal de Luanda organiza de 24 a 28 deste mês, no Palácio de Ferro, o “Zwa” - Festival de Música Angolana, que marca um interregno para balanço, disse o vice-presidente da fundação Sindika Dokolo, Fernando Alvim.

Anunciado sexta-feira, em conferência de imprensa de Fernando Alvim disse que “Zwa” significa  “toma som”, e  a ideia é realizar um festival anualmente, em Agosto, onde devem actuar oito bandas por dia, em oito horas de espectáculos, repartidas em vários palcos durante cinco dias, entre 16 e 23h00.
Fernando Alvim adiantou que a Trienal vai levar ao palco 40 bandas, sendo o orçamento de 40 milhões de kwanzas, para atender a produção e “cachés” dos cantores e instrumentistas, num universo de todas as gerações e estilos musicais, desde o tradicional ao contemporâneo.
O “Zwa”, disse o conceptor Fernando Alvim, vai servir de ensaio para a projecção de um festival musical mais amplo, numa parceira entres as cidades de Luanda e do Porto, previsto para 2018.
As actividades da III Trienal retomam em Setembro, com a mesma programação que vem desde 1 de Novembro passado, mas desta vez vai ser incorporado um festival denominado “Gira Bairro cultural”, com o propósito de aproximar e compreender a dinâmica cultural desenvolvida nos bairros periféricos.
Durante a conferência de imprensa, a directora da  Fundação Sindika Dokolo, Marita Silva, fez uma retrospectiva das edições passadas, conceitos e objectivos, enquanto o coordenador das artes cénicas da Trienal, João Vigário, apresentou dados estatísticos.
Foram realizados até 30 de Julho último, 856 actividades e receberam mais de 47 mil visitantes.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA